terça-feira, 3 de junho de 2008

O CAPS e a Portaria GM Nº 336 - de 19 de fevereiro de 2002

Em contrapartida com a realidade árida do vídeo do último post, este nos vem mostrar a história da psiquiatria e um pouco do que é o Centro de Atenção Psicossocial, o tão comentando CAPS, um importante e fundamental instrumento da Reforma Psiquiátrica.

Aproveitando o espaço, deixamos para quem tiver interesse, um link para a PORTARIA/GM Nº 336 - DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 que define as características das modalidades de CAPS (CAPS I, II, III, ad II e i II).

http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/legislacao/arquivo/39_Portaria_336_de_19_02_2002.pdf

Seria de extrema importância que muitos conhecessem as leis que definem a Reforma Psiquiátrica Brasileira, pois, muitas vezes, o pensamento manicomial ainda predomina por desinformação a respeito da Reforma, seus instrumentos e seus princípios. Portanto, aqui estamos fazendo a nossa parte para a renovação da realidade dos portadores de transtornos mentais.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o video. A portaria também é interessantíssima. Continue com esse trabalho. E novamente, parabéns pela iniciativa!

Anônimo disse...

Importantíssima esta informação, mtos não conhecem esta portaria.

PICICA disse...

Boa noite, Aérica, Giovana, Graziela, Loraine e Tábata. Autorizei o link para o meu blog assim que vocês me enviaram o pedido. Como não houve resposta, cá estou reafirmar a autorização. Comunico que o link do SOS Saúde Mental já está entre os meus favoritos. Vida longa para o movimento de Araras. Abraços, Rogelio.

Anônimo disse...

Bem legal este vídeo meninas!
Bem condinzente com o que estamos aprendendo e por quais objetivos estamos lutando.
Parabéns!

cuidador de idoso disse...

Oi gente !! PARABENS pela iniciativa! muito bom o blog e vídeo gostaria muito de apresentar este material rico nas minhas aulas..sucesso!!

Saulo disse...

Olá!

Me chamo Saulo e sou autor do projeto Coida Doida, que pode ser visto no site coisadoida.org




Coisa Doida é uma iniciativa de extensão universitária integrada ao Projeto Comunicação Comunitária (www.unb.br/fac/comcom). A proposta é criar uma rede de intercâmbio de comunicação e saúde entre pessoas e instituições relacionadas à questão da loucura, servindo como suporte para a publicação de conteúdo (vídeo, texto, imagem, áudio, comentários) por usuários de saúde mental, entusiastas, técnicos, universitários (...). O conteúdo do fórum é aberto e acessível a qualquer internauta através do endereço www.coisadoida.org.

Sobre o segundo objetivo, é que viajarei em SP no próximo dia 12 e parto no dia 17. Durante esse período estarei por conta de visitar coletivos como o Minha Rua Minha Casa . Gostaria muito de visitá-los, e se possível, gravar algum depoimento para alimentar o fórum coisadoida.org.

Também, convido a todos a acessar o fórum e participar. Seria formidável se publicassem os trabalhos realizados por vocês, objetivo principal do fórum.

Se sintam livres para encaminhar esse email, caso queiram.

Abaixo, mais informações sobre o projeto.

Abraços,

Saulo Tomé
ssaauulloo@gmail.com

Samara disse...

Muito bom o vídeo! Porém faltou mensinoar o (a) ASSISTENTE SOCIAL como integrante da equipe multiprofissional que atua no CAPS! Esse é um dos profissionais da equipe básica e de extrema importância para a questão da reinserção social do paciente!

Belinha Ruiz disse...

Estou tão feliz em compartilhar aqui este grande testemunho que estava diagnosticando câncer de cólon estágio IV. Eu estava procurando uma solução na Internet e miraculosamente encontrei a Dra. Itua, a poderosa herborista que cura inúmeras doenças como câncer de tiróide, câncer de útero, fibroide, angiopatia, ataxia, artrite, esclerose lateral amiotrófica, tumor cerebral, fibromialgia, toxicidade da fluoroquinolona, câncer de cabeça e pescoço, linfoma de Hodgkin.
Câncer intestinal, Câncer de rim, Hpv, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos
Linfoma não-Hodgkin, Câncer oral, Câncer do ovário, Câncer de sinusite, Hepatite A, B/C, Câncer de pele, Sarcoma de tecido mole, Câncer pancreático, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
Câncer de testículo, Doenças dos colchetes, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de garganta,
Síndrome de Fibrodisplasia Esclerose Ossificante Progressiva, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, doença de Parkinson, Als, mononucleose infecciosa, carcinoma adrenocortical. Assim, entrei em contato com ele com base nos testemunhos que estou vendo sobre ele na Internet. Eu também fui curado por ele. Por favor, contate-o hoje por e-mail, pois ele pode ajudá-lo... drituaherbalcenter@gmail.com e seus medicamentos à base de ervas definirão que você está livre de qualquer doença humana, tudo graças ao Dr. Itua por sua gentil ajuda em minha vida, seu número de celular Whatsapp. + 2348149277967