terça-feira, 3 de junho de 2008

O CAPS e a Portaria GM Nº 336 - de 19 de fevereiro de 2002

Em contrapartida com a realidade árida do vídeo do último post, este nos vem mostrar a história da psiquiatria e um pouco do que é o Centro de Atenção Psicossocial, o tão comentando CAPS, um importante e fundamental instrumento da Reforma Psiquiátrica.

video

Aproveitando o espaço, deixamos para quem tiver interesse, um link para a PORTARIA/GM Nº 336 - DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 que define as características das modalidades de CAPS (CAPS I, II, III, ad II e i II).

http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/legislacao/arquivo/39_Portaria_336_de_19_02_2002.pdf

Seria de extrema importância que muitos conhecessem as leis que definem a Reforma Psiquiátrica Brasileira, pois, muitas vezes, o pensamento manicomial ainda predomina por desinformação a respeito da Reforma, seus instrumentos e seus princípios. Portanto, aqui estamos fazendo a nossa parte para a renovação da realidade dos portadores de transtornos mentais.

9 comentários:

Paulo Roberto disse...

Muito legal o video. A portaria também é interessantíssima. Continue com esse trabalho. E novamente, parabéns pela iniciativa!

julia disse...

Importantíssima esta informação, mtos não conhecem esta portaria.

Kaamirã disse...

Boa noite, Aérica, Giovana, Graziela, Loraine e Tábata. Autorizei o link para o meu blog assim que vocês me enviaram o pedido. Como não houve resposta, cá estou reafirmar a autorização. Comunico que o link do SOS Saúde Mental já está entre os meus favoritos. Vida longa para o movimento de Araras. Abraços, Rogelio.

jaílton disse...

Bem legal este vídeo meninas!
Bem condinzente com o que estamos aprendendo e por quais objetivos estamos lutando.
Parabéns!

Queca disse...

Oi gente !! PARABENS pela iniciativa! muito bom o blog e vídeo gostaria muito de apresentar este material rico nas minhas aulas..sucesso!!

Ben Hansen disse...

Saudações da Instituto Bonkers por Quase Genuíno Investigação!

A depressão assintomática é uma doença mental grave que pode ser mais prevalente do que anteriormente se supunha. Neste artigo, apresentamos a hipótese de que os pacientes que se sentem assim também devem ser tratados como doentes mentais.

A Depressão Assintomática: uma epidemia oculta e vasto mercado inexplorado

Instituto Bonkers por Quase Genuíno Investigação
www.bonkersinstitute.org

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online.Emily Nascimento

Saulo disse...

Olá!

Me chamo Saulo e sou autor do projeto Coida Doida, que pode ser visto no site coisadoida.org




Coisa Doida é uma iniciativa de extensão universitária integrada ao Projeto Comunicação Comunitária (www.unb.br/fac/comcom). A proposta é criar uma rede de intercâmbio de comunicação e saúde entre pessoas e instituições relacionadas à questão da loucura, servindo como suporte para a publicação de conteúdo (vídeo, texto, imagem, áudio, comentários) por usuários de saúde mental, entusiastas, técnicos, universitários (...). O conteúdo do fórum é aberto e acessível a qualquer internauta através do endereço www.coisadoida.org.

Sobre o segundo objetivo, é que viajarei em SP no próximo dia 12 e parto no dia 17. Durante esse período estarei por conta de visitar coletivos como o Minha Rua Minha Casa . Gostaria muito de visitá-los, e se possível, gravar algum depoimento para alimentar o fórum coisadoida.org.

Também, convido a todos a acessar o fórum e participar. Seria formidável se publicassem os trabalhos realizados por vocês, objetivo principal do fórum.

Se sintam livres para encaminhar esse email, caso queiram.

Abaixo, mais informações sobre o projeto.

Abraços,

Saulo Tomé
ssaauulloo@gmail.com

Samara disse...

Muito bom o vídeo! Porém faltou mensinoar o (a) ASSISTENTE SOCIAL como integrante da equipe multiprofissional que atua no CAPS! Esse é um dos profissionais da equipe básica e de extrema importância para a questão da reinserção social do paciente!